5concurso
5º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland – Regulamento
14 de maio de 2016
Bierland-lança-duas-cervejas-no-Festival-Brasileiro-da-Cerveja
Bierland lança duas cervejas no Festival Brasileiro da Cerveja
16 de maio de 2016
Exibir Tudo

Pé de lúpulo na Bierland

Lúpulo_Bierland_1pq

Você já viu de perto um pé de lúpulo? Há poucos meses, o sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger, plantou uma muda de lúpulo em frente à fábrica. Em pouco tempo, o pé cresceu e já alcança mais de 3 metros de altura. Segundo Eduardo, as flores estão começando a nascer e, em breve, será possível colher os cones de lúpulo. “Estamos muito felizes por termos conseguido plantar a muda de lúpulo, um ingrediente de grande importância para a produção de cervejas”, comenta. Pouco comum na região, o pé de lúpulo pode ser conferido por todos que forem visitar a fábrica ou o Bar da Fábrica Bierland.

Mesmo sendo tão importante para o processo de produção das cervejas, essa planta não é conhecida por todos. Conforme explica o sommelier da Bierland, Yuri Holbrich, os tipos de lúpulo encontrados no local são Cascade e Willamette. “O lúpulo, na verdade, é uma flor. Além de prestar qualidades conservantes naturais à cerveja, também fornece amargor e um amplo leque de aromas e sabores. O lúpulo nada mais é que o tempero da cerveja. Seu amargor é a espinha dorsal da cerveja, equilibrando a doçura natural do malte”, explica. O cultivo da planta é extremamente delicado e é realizado, na maior parte das vezes, em locais com clima frio, por isso é muito difundido no hemisfério norte.

Existem variadas espécies de lúpulo, algumas trazendo características mais intensas de amargor e outras com maior caráter aromático. “O lúpulo floresce no final do verão, produzindo uma flor no formato de um pequeno cone verde. Dentro deste cone, encontram-se as glândulas que produzem a lupulina, que contém todas as propriedades para fins cervejeiros. Somente as flores das plantas fêmeas são utilizadas”, destaca o sommelier.

Uso medicinal

Na Alemanha, é comum a utilização do lúpulo para fins medicinais por ter efeitos calmantes e relaxantes. Por lá são comuns chás, xaropes e comprimidos a base da flor. Existem até mesmo sabonetes que têm como base o lúpulo. Atualmente, os principais países produtores são os Estados Unidos, Alemanha, China e República Tcheca.

Confira o vídeo: https://youtu.be/W-kthNhEm9U

Lúpulo_Bierland_2
Lúpulo_Bierland_1