11-05 (2)
Bierland estará presente no 6º Festival de Botecos de Blumenau
10 de maio de 2017
19-05
Bierland interrompe visitações na Cervejaria e atendimento do Bar da Fábrica para reformas e melhorias
17 de maio de 2017
Exibir Tudo

Importância da espuma da cerveja

16-05-1

A espuma da cerveja, comumente chamada de colarinho, tem função especial e significativa para o consumidor de cerveja. Ao contrário do que muitos pensam, ela não serve para “enfeitar” e sim para servir como um isolante térmico, preservar o aroma original e o gás da cerveja durante mais tempo no copo.

A espuma é formada por componentes do lúpulo, proteínas e açúcares e dá à bebida um aroma especial. Ela ajuda manter a temperatura do líquido no copo e também a evitar o contato da cerveja com o ar, minimizando a sua oxidação – que leva à formação de aromas indesejáveis. Quem abre mão dela, também está abrindo mão de avaliar a saúde da bebida. A cerveja que não faz espuma pode estar com algum problema de carbonatação, contaminação ou prazo de validade. E a espuma não é um desperdício: segundo especialistas, 70% da espuma volta ao estado líquido.

O colarinho também representa um aspecto cultural. Em países como a Alemanha, por exemplo, a camada de espuma no copo é sinônimo de qualidade da cerveja. Dificilmente um consumidor aceita uma cerveja sem espuma.

Saiba mais sobre o assunto: http://vamosbebeer.blogspot.com.br/p/curiosidades-sobre-cerveja.html