rainha-oktober
Oktoberfest: Bierland se prepara para participar da maior festa alemã das Américas
14 de setembro de 2016
Sem Título-1
Bierland Vienna é eleita a melhor Vienna Lager do mundo pelo World Beer Awards
23 de setembro de 2016
Exibir Tudo

Entrevista: vencedor do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland fala sobre suas experiências no universo cervejeiro

vencedor
vencedor

Flávio Rodrigues Domingues, 31 anos, de Poços de Caldas (MG), foi o grande vencedor do 5º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland. O resultado desta edição foi divulgado em agosto, durante as comemorações do aniversário de 13 anos da cervejaria. Com o resultado, Flávio terá a receita da sua cerveja, nomeada Mush Porter, de estilo Baltic Porter, produzida na fábrica da Bierland.

Em entrevista, o engenheiro de alimentos fala um pouco mais sobre suas experiências no mundo cervejeiro e como foi conquistar o primeiro lugar no concurso. Confira:

– Porque você decidiu participar do concurso cervejeiro caseiro da Bierland? Já conhecia a cervejaria?

Sim, já conhecia a Bierland e vinha aguardando uma ocasião oportuna para participar pela primeira vez do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland. Decidi participar, pois acreditava que seria um grande desafio e teria a chance de receber um feedback detalhado com a avaliação dos especialistas sobre minha cerveja.

– Como foi a preparação da receita e da amostra para enviar à Bierland? Teve ajuda de colegas ou trabalhou sozinho?

A preparação exigiu bastante estudo, pois o estilo Baltic Porter é bem complexo em suas características. Assim, passei algumas semanas estudando o tema, lendo livros, teorias, seguindo o guia BJCP até estruturar a formulação final. Depois foi colocar “fogo nas panelas” e ter atenção total em cada etapa do processo, já que realizo todo o trabalho sozinho. Tudo correu em sigilo e não anunciei a ninguém. Posteriormente, a cerveja foi avaliada por mim e alguns amigos cervejeiros e decidi, então, enviar as amostras.

– O que representa para você ser o vencedor do concurso da Bierland? Pretende continuar a produzir cerveja de forma artesanal?

Representa um resultado notável diante do alto nível do concurso com cervejeiros de todo o Brasil. Fiquei extremamente feliz e surpreso ao mesmo tempo. Valeu a pena toda a dedicação que tive! Com certeza, essa conquista pode abrir novos horizontes, expandir os conhecimentos e transformar o que é hobby em uma profissionalização no segmento de cervejas artesanais.

– Essa foi a primeira vez que você participou de um concurso cervejeiro? Fale um pouco da sua história e relação com a cerveja.

Não foi a primeira vez. Eu já havia participado de outros concursos que foram agregando conhecimentos, os quais eu considero fundamentais para essa conquista. Meu despertar para o universo de cervejas artesanais aconteceu em 2011, pois, devido à minha formação acadêmica, já tinha algumas bases teóricas e decidi me aprofundar. Desde então, fui buscando qualificações/capacitações de forma a ir otimizando minhas produções.

– Sua cerveja será produzida pela Bierland. Você pretende participar desse processo?

Com certeza! Será uma oportunidade ímpar para conhecer de perto o processo de produção da Bierland, além de ter o contato com grandes profissionais desta cervejaria, o que me proporcionará uma “bagagem” sem igual.

Sobre o concurso

Nesta edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, os participantes tiveram o desafio de produzir uma cerveja no estilo Baltic Porter (BJCP 2015 9C.). Ao total, 120 cervejeiros caseiros se inscreveram para participar do concurso. Todas as amostras foram avaliadas por um júri composto por especialistas no ramo. O concurso, que ocorre anualmente, tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações. “Além disso, é uma forma de valorizar a produção artesanal e contribuir para o empreendedorismo cervejeiro”, afirma o sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger.

O 5º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland contou com os patrocínios da Agrária, da WE Consultoria, da Bio4 Soluções Biotecnológicas, Malteria Blumenau e da DrFlavour, todas empresas do setor cervejeiro que, assim como nós, estão amplamente comprometidas com o desenvolvimento da cultura e do mercado cervejeiro brasileiro.