Bierland_Oktoberfest_2pq
Bierland dobra produção de chope e traz novidades para a Oktoberfest 2015
24 de abril de 2016
horario-fim-de-anoPQ
Programação especial do Bar da Fábrica durante a Oktoberfest
26 de abril de 2016
Exibir Tudo

Entrevista com Vinicius Carpentieri, de Florianópolis – 1º lugar

primeiro-lugar-concursoBierlandpq

O primeiro colocado do 4º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland foi Vinicius Carpentieri, de Florianópolis. O resultado foi anunciado durante as comemorações do aniversário de 12 anos da Bierland, em 22 de agosto. Ele produziu a Prosa, uma cerveja no estilo American Barley Wine (BJCP 2008 19C).
Em entrevista, Carpentieri conta sobre sua história com a cerveja e como foi participar e conquistar o primeiro lugar do concurso.

Porque você decidiu participar do concurso cervejeiro caseiro da Bierland?

Vinicius Carpentieri – Decidi fazer a Barley Wine depois de uma conversa que tive com o Rubens Deeke, o sommelier da Bierland na época, durante o congresso técnico da AcervA Catarinense, em Florianópolis. Eu achava que teria pouco tempo para produzir uma cerveja deste tipo, porém ele incentivou argumentando que dava para fazer nos três meses que restavam até o julgamento, apesar de cervejas fortes demandarem normalmente um longo período de maturação.

Como foi a preparação da receita e da amostra para enviar à Bierland? Teve ajuda de colegas ou trabalhou sozinho?

V.C – Aqui em Florianópolis temos um grupo de estudos chamado ARMADA CERVEJEIRA. É um grupo de 10 amigos onde discutimos técnicas de produção, analisamos estilos de cerveja, e degustamos vários rótulos, com o intuito de todos evoluírem no conhecimento sobre cerveja e principalmente em técnicas de produção de cerveja. Levei minhas ideias em uma reunião do grupo, discutimos, e acabei fazendo a Barley Wine vencedora com a ajuda de um amigo, o Gabriel Kollross.

O que representa para você vencer o concurso da Bierland? Pretende continuar a produzir cerveja de forma artesanal?

V.C – É ótimo vencer um concurso como este da Bierland. Representa que estamos fazendo um bom trabalho na questão de estudos e de execução das receitas. A ideia é continuar com o hobby e também me profissionalizar na área para seguir a carreira de cervejeiro profissional. Também estamos com um projeto de micro cervejaria do nosso grupo, a ARMADA CERVEJEIRA.

Essa foi a primeira vez que você participou de um concurso cervejeiro? Fale um pouco da sua história e relação com a cerveja

V.C – Comecei a fazer cerveja em casa em 2007. No início eram somente 10 litros e não produzia com muita frequência. A partir de 2010 comecei a fazer cerveja com o Gabriel Kollross e foi quando a produção ficou bem mais frequente. A primeira participação em concursos foi no 1°Concurso Estadual da AcervA Catarinense, em 2012, onde conseguimos o 1° lugar com uma American Pale Ale. Em 2013 e 2014 eu estava morando fora e não consegui participar de muitos concursos, pois fui fazer um curso na área de cervejaria na Alemanha, onde também fiz estágio em duas cervejarias. Voltei para Florianópolis no início deste ano e já conseguimos mais algumas medalhas nos concursos Brasileiro, Catarinense e Sul-Brasileiro.

Sua cerveja será produzida pela Bierland. Você pretende participar desse processo?

V.C – Claro, será muito interessante poder produzir em mais uma cervejaria, é sempre um grande aprendizado, pois cada fábrica tem seus segredos e modos de produção. A Bierland é uma cervejaria que vem se destacando bastante no país e o pessoal foi bem simpático durante a noite de premiação. Estou muito animado para a produção da cerveja. Conforme conversei com o Yuri, sommelier da Bierland, a ideia é produzir em novembro e a cerveja ficar pronta para o próximo Festival Brasileiro da Cerveja, que será em março, em Blumenau.

O concurso
O 4º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland contou com o patrocínio da Agrária, da WE Consultoria, da Bio4 Soluções Biotecnológicas e da DrYeast Leveduras Especiais. Todas são empresas do setor cervejeiro, amplamente comprometidas com o desenvolvimento da cultura e do mercado cervejeiro brasileiro.

primeiro-lugar-concursoBierland