foto_jaime_-_newspq
Participação da Bierland na Oktoberfest foi um sucesso
1 de maio de 2016
european-beerPQ
Bierland conquista novos prêmios em concursos na Alemanha e Bélgica
3 de maio de 2016
Exibir Tudo

Bierland começa a produzir cerveja vencedora do 4º Concurso Cervejeiro Caseiro

fabricabierlandcervaPQ

Uma nova cerveja começará a ser produzida na fábrica da Bierland, cervejaria artesanal de Blumenau. Na próxima terça-feira (10), a equipe inicia a brassagem da cerveja estilo American Barley Wine (BJCP 2008 19C). A receita é de Vinicius Carpentieri, de Florianópolis, o vencedor da 4ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, que estará na fábrica para acompanhar o processo. A expectativa é de que a American Barley Wine, intitulada Prosa, seja lançada durante o Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece em Blumenau em março de 2016.

O Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland acontece desde 2012 e tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações, além de valorizar a produção artesanal e contribuir para o empreendedorismo cervejeiro.

Baltic Porter será o estilo da 5ª edição

Os cervejeiros caseiros que também querem ver sua cerveja sendo produzida em grande escala, devem ficar atentos. Para a 5ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro, que será realizado em 2016, o estilo de cerveja escolhido é o Baltic Porter. Conforme explica o sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich, esse estilo possui um rico aroma maltado, que remete a caramelo, toffee, nozes, chocolate, café e melado. Também apresenta notas frutadas que remetem à ameixa seca, uva passa, cereja e, ocasionalmente, vinho do porto. No sabor, ressalta-se o torrado macio, suportado pelo dulçor do malte e pelo perfil de frutas secas e escuras. Encorpada e macia, a Baltic Porter é marcada por várias camadas de sabor, o que a torna um estilo excepcionalmente complexo. “Tradicional nos países com costa no Mar Báltico, esta cerveja é derivada das Porters inglesas, mas conserva grande influência das Russian Imperial Stouts”, explica o sommelier.

De Blumenau para o mundo

Localizada em Blumenau (SC), a cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Foi inaugurada em agosto de 2003, e traduzindo do alemão, o nome significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à cidade onde está localizada. Atualmente a Bierland produz 12 cervejas entre as de linha e sazonais. Entre as cervejas de linha estão a Pilsen, Weizen, English Pale Ale, American Red Ale, Vienna, Belgian Blond Ale, Russian Imperial Stout, Strong Golden Ale, e American IPA. As sazonais são a Bock e a Blumenau.

Em doze anos de atividades, a Bierland já é uma das cervejarias artesanais mais reconhecidas do Brasil. Ao todo, são 91 premiações, em competições nacionais e internacionais, como o International Beer Challenge, World Beer Awards, Concurso Brasileiro de Cervejas, South Beer Cup, Copa Cervezas de America, entre outros. Em setembro, a Bierland foi eleita a Cervejaria do Ano da América do Sul, pelo International Beer Challenge 2015 – Desafio Internacional da Cerveja. “São premiações que, além de atestarem a excelência de nossos produtos, contribuem para a evolução permanente da cultura cervejeira em nosso país”, afirma Krueger.

Para o sócio, as cervejas da Bierland são frutos do trabalho intenso de uma equipe comprometida com a qualidade. “Nossas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, tais como alemã, belga, inglesa e norte americana, acrescentadas de uma dose de criatividade e ousadia que traz personalidade a cada uma delas”, destaca Krueger.

As bebidas da cervejaria blumenauense podem ser encontradas em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal e alguns estados do Norte e Nordeste do país, como Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia.

fabricabierlandcerva