arabesco-reto

6ª Edição

No 6º Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland foi a vez das abóboras! Os cervejeiros inscritos tiveram como desafio produzir uma cerveja no estilo Pumpkkin Ale, uma cerveja que leva abóbora em sua composição. Segundo o Sommelier de Cervejas, Yuri Holbrich, este estilo possui um rico aroma que remete a especiarias, como noz moscada, cravo, canela, cardamomo e doce de abóbora. “No sabor, as notas do malte entram em harmonia com as especiarias e adicionam complexidade a cerveja” complementa. 
A edição 2017 do concurso também foi sancionada oficialmente pelo BJCP – Beer Judge Certification Program, entidade internacional dedicada à formação e qualificação permanente de juízes de cerveja. Patrocinaram o concurso: Agrária, WE Consultoria, DrYeast Leveduras Especiais e Bio4 Soluções Biotecnológicas – todas empresas do setor cervejeiro.

 

CONHEÇA OS VENCEDORES
OURO-300x200

Silvio Rode

Medalha de Ouro
Nome da cerveja: Kürbis
Cidade: Rio do Sul – SC
Silvio Rode, 50 anos, trabalha como técnico em eletrônica na cidade de Rio do Sul – SC. Foi a primeira vez no concurso e decidiu participar após o incentivo das filhas Silvia e Michele e do genro Flavio. Para ele participar do concurso é uma oportunidade de receber um feedback de especialistas. “Foram necessários vários dias de estudos para elaborar uma receita equilibrada em relação aos condimentos, pois existem poucas opções desse estilo no mercado. Experimentei algumas cervejas do estilo e fiz alguns testes de combinações de condimentos levando em consideração o que é descrito pelo BJCP. A produção da cerveja foi feita em casa com a ajuda da minha esposa Rose, minha parceira e incentivadora desde 2015 quando começamos esse hobby. A brassagem foi a parte mais complicada pela grande quantidade de abóbora.” Silvio ficou muito feliz com a medalha de ouro, principalmente por ser um concurso nacional e ganhou ainda mais estimulo para continuar investindo em mais conhecimento na área cervejeira.
PRATA-300x200

Fernando Fantini Gonzales

Medalha de Prata
Nome da cerveja: Sancho Pumpink Pança
Cidade: São Bernardo do Campo- SP
Fernando Fantini Gonzales, 39 anos, trabalha como operador logístico II na cidade de São Bernardo do Campo – SP, foi sua primeira participação no concurso. Decidiu participar para ter um olhar profissional de sua cerveja. Tinha curiosidade em realizar a receita do estilo Pumpink Ale, mas nunca tinha se aventurado a faze-la. “O concurso foi a oportunidade que vi de experimenta-la.” Ele gostou muito de participar, não imaginava ganhar a medalha de prata.
BRONZE-300x200

Gedeão Antonio Marchetti

Medalha de Bronze
Nome da cerveja: Old West Pumpkin Ale
Cidade: Xaxim – SC
Gedeão Antonio Marchetti, 27 anos, trabalha como encarregado de produção na cidade de Xaxim – SC. “Decidi participar para que a minha cerveja fosse avaliada por pessoas que realmente entendessem de cerveja, para saber se estava no caminho certo ou não, e pela chance de também conseguir ganhar um concurso de cerveja.” Por ser a primeira vez que ele fez a receita do estilo Pumpink Ale foi bastante intenso por usar a abóbora. Foram encontradas algumas dificuldades na mostura, entupimento, mas no final deu tudo certo. Ficou muito feliz pela premiação, por ser o primeiro concurso e também surpreso, pois foi apenas uma receita feita e já conseguiu emplacar entre os finalistas.
banneer
arabesco-reto