arabesco-reto

2ª Edição

bierland-oceanica png
A A segunda edição do CONCURSO CERVEJEIRO CASEIRO BIERLAND foi aberta à participação de cervejeiros caseiros de todo Brasil, desde que filiados a uma das ACervAs do país e recebeu oitenta inscrições para o estilo Witbier (BJCP 16A). Esta também foi a primeira edição sancionada oficialmente pelo BJCP – Beer Judge Certification Program, entidade internacional dedicada a formação e qualificação permanente de juízes de cerveja.
Assim como na primeira edição, os patrocinadores da edição de 2013 foram novamente dois dos grandes parceiros Bierland ao longo de toda sua história: Cooperativa Agrária e WE Consultoria.
Um fato surpreendente desta edição foi as inscrições se esgotarem em menos de 24 horas após a abertura pelo site da cervejaria. O julgamento das cervejas aconteceu no Bier Vila, restaurante parceiro Bierland localizado no complexo do Parque Vila Germânica, palco da Oktoberfest e do Festival Brasileiro da Cerveja.
A cerveja campeã desta edição deu origem à Bierland Oceânica, uma Witbier de edição limitada lançada no Festival Brasileiro da Cerveja de 2014.
O nome escolhido para o rótulo foi uma referência especial à denominação das cervejas da dupla vencedora e que remete ao lugar onde eles produzem suas receitas caseiras, ou seja, a região litorânea da cidade de Niterói (RJ)
CONHEÇA OS VENCEDORES
fotos-rafael-bertges-silva-de-carvalho

Rafael Bertges
Silva de Carvalho

Rafael Bertges Silva de Carvalho, de Niterói (RJ), é engenheiro e filiado à ACervA Carioca. O ganhador do concurso de 2013 revela que a receita vencedora é fruto de muita pesquisa bibliográfica e também pela troca de experiência com outros cervejeiros. O mérito da vitória ele divide com o amigo Caio Delgaudio e até mesmo com o auxílio do sogro Tito Lechuga. Rafael afirma que iniciou este hobby no ano de 2011 e não pretende parar mais. A medalha de ouro Rafael fez questão de dedicar a esposa, sua grande incentivadora.
Confira a entrevista completa:
fotos-carlos

Carlos
Carriconde

Carlos Carriconde, medalhista de prata do concurso em 2013, revela sua felicidade pelo resultado obtido, devido à disputa acirrada em uma competição deste porte. Carlos, que é publicitário em Porto Alegre (RS), divide o mérito da conquista com o amigo Alexandre Zoratto, que tem participação de 50% na receita premiada. Filiado à ACervA Gaúcha, Carriconde conta que sua primeira experiência neste hobby ocorreu em abril de 2012 em uma sexta-feira Santa, e daí surgiu o nome do seu grupo cervejeiro “Good Friday”.
Confira a entrevista completa:
fotos-eduardo-klitzke

Eduardo
Klitzke

Eduardo Klitzke é engenheiro, blumenauense, filiado à ACervA Catarinense, e no concurso de 2013 conquistou a medalha de bronze. Eduardo revela que esta premiação, diante de 80 candidatos do Brasil do inteiro, lhe motivou muito e o faz querer aprender cada vez mais e se especializar neste hobby. Não se considera um cervejeiro solitário, pois admite que seu grupo de amigos sempre contribui nas produções e até mesmo pela troca de experiências com outros cervejeiros. Ele mantém o hobby desde 2010 e gosta de participar de concursos para receber avaliações, e com base nelas, aperfeiçoar suas produções.
Confira a entrevista completa:
logo-agraria02
we - logotipo_td_para_cerveja
arabesco-reto